Perguntas Frequentes

1- O que devo fazer para regularizar a matrícula acadêmica fora de prazo?
Para regularizar a matrícula, é necessário observar atentamente os prazos estabelecidos no calendário acadêmico, comparecer à Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação e, caso possua débitos, negociá-los junto à Universidade.

2- É permitido o trancamento de matrícula na Pós-Graduação Stricto Sensu
(Mestrado/Doutorado)?

O trancamento é permitido ao aluno regularmente matriculado nos cursos de Mestrado e Doutorado, sendo um semestre letivo para o Mestrado e dois semestres letivos para o Doutorado. O ato de trancar não altera o prazo de curso. O aluno deverá obedecer ao período de solicitação do trancamento de matrícula no calendário acadêmico. O pedido de trancamento é válido apenas por um semestre, sendo necessária uma nova solicitação para o segundo trancamento, no caso de doutorado.

3- O que é Reintegração e como devo proceder?
A Reintegração é um procedimento para o aluno desligado da instituição obter retorno sem precisar realizar novo processo seletivo, desde que o motivo do desligamento se enquadre no artigo 47, inciso I do Regulamento da Pós-Graduação. O aluno deverá solicitar a reintegração por meio de formulário na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação no prazo estabelecido no calendário da universidade. A solicitação deve ser feita no semestre imediatamente posterior ao desligamento.

4- Não terminei o curso no prazo máximo estipulado pela Universidade. Posso pedir prorrogação?
A prorrogação de prazo poderá ser concedida excepcionalmente, depois de análise acadêmica, por apenas um semestre para o Mestrado e dois semestres consecutivos para o Doutorado. Obedeça ao período de solicitação para prorrogação de prazo de curso no calendário acadêmico.

5- Escolhi as disciplinas no programa (matrícula acadêmica). Estou matriculado?
Não. Você só efetiva a matrícula se e quando efetua o pagamento da 1ª parcela do semestre letivo: em janeiro, no caso do 1º semestre; em julho, no do 2º semestre.

6- Como devo retirar o boleto?
Você receberá pelo correio ou poderá retirar pelo Portal Acadêmico, com o seu RA e senha, acessando o menu “2ª via de boleto”.

7- Quando é realizado o Desligamento?
Ocorre o Desligamento em 2 (duas) situações:
A- o aluno formaliza o rompimento do vínculo com a Instituição via portal acadêmico;
B- a Instituição, sem aviso prévio, desliga o aluno quando ele não cumprir o Artigo 47 do Regulamento da Pós-Graduação.

8- Aluno de Pós-Graduação Stricto Sensu tem direito ao bilhete único?
Sim, desde que esteja regularmente matriculado. Basta solicitar via portal acadêmico.

9- Como faço para solicitar o Histórico Escolar?
Os alunos matriculados devem solicitar pelo Portal Acadêmico e retirar em 5 (cinco) dias úteis na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação.
Os alunos já titulados ou desligados devem solicitar enviando email para: alunospos@pucsp.br

10- Quero alterar ou incluir um orientador em minha matrícula. Existe um período para esse procedimento?
Sim. Tanto a inclusão quanto as alterações devem ser efetuadas no período de matrícula acadêmica, por meio de formulário específico, no qual deverá constar as assinaturas dos orientadores envolvidos e da Coordenação do Programa. Se, no ato da matrícula, o aluno se inscrever em orientação na turma de um docente que não seja efetivamente o seu orientador, posteriormente a secretaria cancelará essa inserção na turma inadequada e reconduzirá o aluno à turma do seu orientador.  

11- Como posso alterar a data de minha defesa?
É responsabilidade do orientador solicitar/ comunicar a alteração da defesa com antecedência mínima de 10 (dez) dias da nova data proposta, conforme Ato da Pró-Reitora de Pós-Graduação nº 05/2015.

12- Qual o prazo mínimo para realização do Exame de Qualificação?
Entre o Exame de Qualificação e o depósito da Dissertação/Tese deverá transcorrer, no mínimo, um período de 60 (sessenta) dias.

13- Realizei o depósito dos volumes. Até quando posso defender o trabalho?
A defesa deverá ser realizada no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias, a contar da data do depósito. Caso contrário, o aluno será desligado, conforme Artigo 47, inciso VII do Regulamento da Pós-Graduação.

Candidatos

1- Quero participar do processo seletivo para a Pós-Graduação Stricto Sensu
(Mestrado/Doutorado). Como devo proceder?

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá ter concluído curso superior reconhecido pelo MEC e observar o calendário acadêmico para saber o período de inscrição, que ocorre eletronicamente. Para outras informações, consulte o Programa de Estudos Pós-Graduados de seu interesse. 

2- Qual a duração do Mestrado e do Doutorado?
O Mestrado tem duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 30 (trinta) meses.
O Doutorado tem duração mínima de 30 (trinta) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses.

Ex-alunos

1- Realizei minha defesa pública, o que preciso fazer para solicitar meus documentos?
O certificado de titulação e histórico escolar deverão ser solicitados via e-mail: alunospos@pucsp.br. O prazo para retirada é de 15 (quinze) dias úteis. O ex-aluno receberá um e-mail informando a disponibilidade dos documentos para retirada na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação.

O diploma é emitido automaticamente e a SAE-Diplomas informará quando estiver pronto para retirada. Caso queira o diploma diferenciado, entrar em contato com a SAE-Diplomas.

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