Prática de Tradução Inglês/Português e Português/Inglês

Apresentação 

Os estudos acadêmicos mostram que o processo de traduzir consiste em distintas competências que se articulam com o objetivo de propiciar uma produção linguística e cultural eficaz e de qualidade. A tradução, considerada como 5ª habilidade a ser desenvolvida no processo de aprendizagem do idioma, pode ser um poderoso instrumento para o aprimoramento dos conhecimentos dos alunos, tanto do idioma estrangeiro – no caso, o inglês – como na língua portuguesa.

Com base nesses aspectos o curso propicia aos participantes, com nível intermediário de inglês, a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma, através da prática de tradução de textos contemporâneos do português para o inglês (prática também conhecida como versão) e do inglês para o português, tendo em vista a função social e o papel de mediador cultural do profissional de tradução.

Público-alvo

Estudantes de Letras, Inglês e de Tradução Inglês/Português; alunos de outras áreas com interesse em desenvolver sua prática de tradução nesse par de idiomas; graduados em qualquer área que trabalhem com os idiomas inglês e português; professores de língua inglesa e demais interessados em desenvolver sua competência em tradução e aprofundar seu conhecimento do idioma.

Pré-requisito: nível intermediário de conhecimento da língua inglesa equivalente ao B2 no Quadro Europeu Comum de Referência. Haverá teste inicial para aferimento de nível.

 

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.
Faça sua inscrição

PUC-SP - Campus Perdizes 

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

 

Estrutura Didática 
  • Discussão sobre os textos traduzidos no teste inicial: folhetos informativos (cultura e turismo); abstract (área: Educação)
  • Texto jornalístico (artigo de revista de variedades): texto de cunho científico; exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Folhetos informativos (hotelaria e turismo) abstract (área: administração); exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Glossário especializado (Paulo Freyre); Teste presencial: abstract (área: capacitação de professores); textos jornalísticos (artigos de revista de variedades)
  • Discussão sobre os textos traduzidos no teste; exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Texto literário; texto científico; exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Folhetos informativos (cultura e turismo); literatura infantil; exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Exercícios de aprimoramento linguístico, conforme necessidades percebidas. Teste final; abstract (administração); texto jornalístico (artigo de revista de variedades); folheto informativo (turismo)
  • Discussão sobre textos de teste. Entrega de avaliações

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Duração 
30 horas
Turmas e Horários 

Início: 3 de março de 2018
Término: 30 de junho de 2018
Dia da semana: sábado
Horário: das 9h às 12h

Teste
7 de fevereiro de 2018, quarta-feira, das 19h30 às 21h30
17 de fevereiro de 2018, sábado, 10h às 12h 
Local: Campus Consolação


Importante: é permitido o uso de dicionários.
Obs.: alunos que já participaram do curso Tradução de Textos da Atualidade do Português para o Inglês não necessitam de teste.

Local 

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP
CEP: 05014-901

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

  • Matriculas até 22/12/17
    Matrícula de R$ 190,00 + 5 mensalidades de R$ 190,00 (Fevereiro a Junho)

    Matriculas de 23/12/17 até 22/01/18
    Matrícula de R$ 190,00 +  5 mensalidades de R$ 190,00 (Fevereiro a Junho)

    Matriculas de 23/01/17 até 22/02/18
    Matrícula de R$ 228,00 + 4 mensalidades de R$ 228,00 (Março a Junho)

    Matriculas de 23/02/17 até 22/03/18
    Matrícula de R$ 285,00 + 3 mensalidades de R$ 285,00 (Abril a Junho)

    Matriculas de 23/03/17 até 22/04/18
    Matrícula de R$ 380,00 + 2 mensalidades de R$ 380,00 (Maio a Junho)

    Matriculas de 23/04/17 até 22/05/18
    Matrícula de R$ 570,00 + 1 mensalidade de R$ 570,00 (Junho)

    Matriculas de 23/05/17 até 22/06/18
    Matrícula de R$ 1.140,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP