Oriente Médio e Política Internacional

Apresentação 

Organizado por integrantes do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais da PUC-SP (GECI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU), o curso abordará marcos importantes para a compreensão dos aspectos políticos, econômicos e sociais do Oriente Médio. Assuntos contemporâneos relevantes, como a Guerra da Síria, a ascensão do Estado Islâmico, a questão Palestina/Israel, a disputa entre Turquia, Arábia Saudita e Irã pela hegemonia regional e os interesses de EUA e Rússia, serão abordados por uma perspectiva histórica e contemporânea. Assim, como serão analisados movimentos constitutivos da política regional, como o sistema de mandatos, após a 1ª Guerra Mundial, os conflitos no processo de descolonização, a formação dos Estados-nacionais e a ascensão de ideologias — como o sionismo, o nacionalismo árabe e o islã político. Desta forma, se buscará aprofundar o entendimento sobre as causas e consequências dos desdobramentos políticos fundamentais da região, construindo instrumental de análise para a compreensão da geopolítica do Oriente Médio e das Relações Internacionais com ênfase no papel dos EUA.

O curso pretende dar resposta à exigência de uma formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais, decorrente da importância crescente do Oriente Médio para a política internacional, em geral e das políticas externas dos EUA e Brasil, em particular. Alvo de importantes acontecimentos das relações internacionais nas últimas décadas, rica em petróleo e berço de importantes civilizações, culturas e ideologias, a região ainda necessita ser estudada em profundidades. O curso buscará, a partir de reflexões sobre as dimensões histórica e contemporânea do Oriente Médio, proporcionar uma sólida e elevada preparação aos novos tipos de quadros exigidos não só pela internacionalização das estratégias empresariais como também pelas novas funções internacionais do Estado (cooperação, presença em organismos internacionais especializados, etc.) e ainda pela progressiva profissionalização das organizações não governamentais.

Público Alvo

Estudantes de graduação/pós-graduação e profissionais procedentes das áreas de Relações Internacionais, Ciências Sociais, Economia, História e Jornalismo que queiram desenvolver conhecimentos específicos sobre a história e os aspectos contemporâneos do Oriente Médio e da política internacional.

Professor em Destaque

Reginaldo Mattar Nasser

Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP, Mestre em Ciência Política pela UNICAMP e Doutor em Ciências Sociais pela PUC –SP.

Atuação:  Professor do Departamento de Politica da PUC-SP desde 1989; coordenador do curso de Relações Internacionais da PUC-SP (1999-2009); Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UNESP, UNICAMP e PUC-SP); Pesquisador responsável do Instituto Nacional de Estudos Sobre os EUA (INEU); Coordenador do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI-PUC); Chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP desde 2013.

Área de Pesquisa: Desenvolve pesquisa na área de Política Internacional com ênfase em Conflitos Internacionais, Segurança Internacional, terrorismo, Oriente Médio, África e política externa dos Estados Unidos.

Inscrição 
  1. Inscrição: : após o cadastro de sua inscrição, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de TODOS os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP – Campus Perdizes

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

    Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática 

TEMAS

A estratégia norte-americana e o Oriente Médio após a 1ª GM
Com o fim da primeira Guerra Mundial e a desintegração do Imperio Otomano passou a ser constituída uma Nova Ordem Internacional sob a égide do liberalismo norte-americano por meio da Liga das Nações e o Tratado de Versalhes. De um lado, a criação do Sistema de Mandatos no Oriente Médio como uma nova forma de viabilizar o impérialismo europeu, de outro o surgimento de movimentos sociais e politicos anticolonialistas. Umas das consequencias desse processo dialetico de luta anti imperial é a expansão da sociedade internacional.

A criação do Estado de Israel e a questão Palestina
Nesta aula, vamos observar o processo da criação do Estado de Israel, focando as motivações econômicas e politicas que deram forma ao sionismo. Ao mesmo tempo, destacaremos os projetos políticos palestinos, e como estes confrontaram a intervenção britânica e o projeto colonialista judaico. O marco final da aula será a Guerra de 48 e a expulsão da população palestina e o problema atual dos refugiados palestinos.

O Oriente Médio durante a Guerra Fria: ideologias, descolonização e conflitos
As clivagens e projetos da política regional serão analisados diante da divisão EUA-URSS, com a emergência de ideologias e de conflitos de descolonização que tiveram uma influência determinante nos rumos da região, como o nacionalismo árabe, a Guerra da Argélia e a Campanha do Suez.

As guerras árabe-israelenses e a transformação do Oriente Médio: os processos de paz e o papel dos EUA como moderador na região
Nosso objetivo é compreender as manifestações ideológicas, politicas e econômicas do nacionalismo árabe, liderada pelo Egito de Nasser, bem como a derrota desse projeto, que contou com a participação decisiva dos EUA nos processos de paz promovidos pelos EUA em Camp David em 1978, entre Egito e Israel, e entre israelense e palestinos, em 1993. A análise dessa dinâmica não deixa de conectar - se com a problematização da atuação norte-americana mais recente.

Arábia Saudita e EUA: do pós-guerra ao conflito no Iêmen
O objetivo é refletir a construção e manutenção desta relação especial dos EUA com a Arábia Saudita, em função da manutenção dos interesses domésticos norte-americanos, especialmente a dependência energética além dos interesses geoestratégicos na região. Consideraremos a forma pela qual os grupos sociais – com foco na sociedade civil nacional/estrangeira, que se inseriu nos espaços de produção da economia da Arábia Saudita, além da família real Saud que integra o corpo administrativo do Estado.

O desafio à lógica da Guerra Fria: a Revolução Iraniana e a Guerra do Afeganistão.
O objetivo é utilizar o ano 1979 como marco principal de ruptura política, econômica e ideológica no Oriente Médio em que dois acontecimentos, revolução iraniana e a Guerra do Afeganistão, alteram significativamente a geopolítica regional com repercussão internacional.

Da Guerra do Golfo de 1991 às invasões pós-11/9: o Iraque na política externa dos EUA
Dois momentos marcante da politica internacional  referem-se as relações entre EUA e Iraque. A Guerra do Golfo de 1991 representou o momento em que os EUA anunciam uma nova ordem internacional após a guerra fria.  Em 2003, os EUA lideram coalização que realiza um das maiores ocupações militares da história no contexto da “guerra ao terror”. O objetivo é compreender o significado Iraque para a região bem como as consequências dessas ações militares

As “relações especiais” entre EUA e Israel
A compreensão de importantes acontecimentos políticos, econômicos e sociais nas últimas décadas do Oriente Médio passa pelo entendimento histórico da relação EUA-Israel. Vamos destacar a influencia dos grupos de interesse na formulação da Politica externa dos EUA, os grupos políticos em Israel e os laços que unem ambas sociedades.     

O mercado da força no Oriente Médio: empresas militares e de segurança privadas e policiamento norte-americano
Mapear os principais atores in loco que elaboram e colocam em execução ações de policiamento em casos de ocupações lideradas pelos EUA no Iraque e Afeganistão. Discutir as suas principais doutrinas e as dinâmicas econômicas e políticas que baseiam a sua forma de atuação, bem como as suas relações com diferentes organizações internacionais.

O comércio transnacional de ilícitos no Oriente Médio: o caso do Afeganistão
Situar historicamente o comércio de drogas no Oriente Médio, destacando os seus principais produtos e fluxos. Contemporaneamente, mapear os principais atores envolvidos no comércio internacional de drogas ilícitas e analisar a sua relação com os conflitos armados atuais no Oriente Médio, com destaque para o Iraque e  Síria. Discutir os impactos recíprocos entre o comércio de ópio e atuação das agencias humanitarias.  

Revolução e Contrarrevolução no Oriente Médio: A Primavera Árabe
Contextualização da Primavera Árabe, suas causas e desdobramentos, com destaque para os movimentos revolucionários na Tunísia, Líbia e Egito bem como a ações contrarevolucionárias lideradas pelas grandes potencias em aliança com as potencias regionais. A reflexão sobre o tema será pautada na literatura sobre revoluções, em especial na leitura desses processos pelas relações internacionais.

Oriente Médio e Moscou: da URSS à Rússia atual
Após três décadas à margem, a Rússia voltou demonstrar influencia n Oriente Médio. Alterou o curso da guerra civil síria e assumiu o controle do processo de paz, forjou uma relação estreita com a Turquia, e tem cortejado aliados tradicionais dos EUA, como Egito, Arábia Saudita e até mesmo Israel. O objetivo é compreender as bases doutrinarias e históricas dessa atuação e como isso devera impactar as relações com os EUA.

Guerra da Siria e a Ascenção do Isis
Conflito de dimensão transnacional, a guerra civil na Síria possui inúmeras possibilidades e dificuldades de interpretação sobre as causas e consequências do conflito. Serão avaliados os diferentes atores envolvidos, nem como seus respectivos interesses, além dos seus impactos e desdobramentos para a região e a política internacional.

A aliança turco-estadunidense, a evolução da política externa da Turquia sob o governo AKP e a geopolítica contemporânea do Oriente Médio
A Turquia se consolidou nos últimos anos como um dos atores regionais mais significativos na região do Oriente Médio, sobretudo na Síria e no Iraque. Assim, deveremos buscar compreender quais são as bases históricas de sua política externa, as mudanças ocorridas com a ascensão do governo AKP, no plano domestico, e no regional, após a primavera arabe. Daremos destaque especial as relações entre EUA e Turquia, destacando o peso dessa parceria para a política externa turca.

Duração 
60 horas
Turmas e Horários 

Início: 19 de agosto de 2017
Término: 25 de novembro de 2017
Dia da semana: sábado
Horário: das 9h às 13h

Local 

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP
CEP: 05014-901

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas encerradas
Investimento 

Investimento total no curso:

  • 6 parcelas de R$ 405,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP