O Livro Infantil Ilustrado: Interações Palavra e Imagem

Apresentação 

O curso visa a atender à qualificação de profissionais dedicados à área de literatura infantil, em particular aqueles ligados à aprendizagem da leitura do livro infantil ilustrado, em sua dupla natureza: como produção cultural e produção literária. Em sua natureza e configuração textual, o livro ilustrado caracteriza-se, em nosso contexto, antes, como uma prática cultural superior destinada à leitura de entretenimento, desempenhada por profissionais diversificados, não só quanto à tarefa de produção visual de imagens, mas também à atividade de ensino da leitura do texto verbal. Entretanto, à luz das teorias do texto e da recepção do livro, o reconhecimento da natureza ambivalente do espaço textual do livro ilustrado passou a exigir um repertório especializado em relação ao ensino da leitura das relações entre palavra e imagem. Seu objetivo maior passa a apontar para outros fins e a enfocar os modos de exercitar uma leitura interativa, prática essa a ser solicitado aos profissionais especializados, o designer ou o ilustrador e o professor de literatura.
 

A produção cultural representada pela arte gráfica e visual chamada ilustração, por sua vez, demanda também a necessária conjugação do trabalho do professor de literatura infantil ao trabalho do ilustrador. Cabe-lhes, quando em exercício pedagógico de leitura, a execução de um programa de ensino formal conjugado, que cuide da natureza singular dessas linguagens em trabalho de significação da palavra, na relação direta com a qualidade do objeto de estudo, o livro infantil.
 

Objetivos do curso

Informar sobre o conceito de ilustração aplicado às interfaces do livro infantil ilustrado, obra, texto verbal e imagem, no trabalho da figuração e desfiguração, atender aos diversos profissionais e diferentes modos de uso do livro ilustrado, segundo o perfil do público-alvo e categorizar as múltiplas espécies de interação palavra e imagem, da informação à comunicação, da produção editorial à criação artística.

 

Público Alvo

Educadores, designers, ilustradores, bibliotecários, contadores de histórias, editores, licenciados e estudantes de Letras, artes plásticas, artes visuais e outros.

 

Corpo Docente 
 
 
Sujeito a alterações.
Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Consolação

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

 

Estrutura Didática 

O Livro Infantil Ilustrado: Interações Palavra e Imagem - 30 horas

O livro-obra: o livro infantil ilustrado como agente de conhecimento e meio de informação  

  • Representação mimética da palavra ilustrada: simetria e assimetria;
  • Tempo, espaço e movimento na página do livro: sucessividade, causalidade e simultaneidade;
  • A página dupla, circular e hipertextual na interação par e ímpar; o "virador de página" verbal ou visual no design gráfico;
  • Equilíbrio e desequilíbrio da página verbal X visual;
  • O tempo-espaço da história na ilustração: a duração e as relações temporais da história ilustrada narrada 

O livro-texto: Espaço de produção verbal – "aprender a olhar"  

  • Fronteiras do texto narrativo ou descritivo – ambigüidades do ritmo de leitura;
  • Leitura perceptiva da voz, oralidade e expressão das ações de personagens humanas e personagens animais da narrativa visual verbal;
  • O contador de histórias na página verbal e os estímulos visuais: linha, cor, superfície, volume, luz, tempo e espaço;
  • Limites entre a mímese e a representação indireta, o imaginário e o texto verbal;
  • Metamorfoses da imagem transgressiva no texto visual por meio da visibilidade perceptiva

O livro-imagem: entre o ver, o ler e o ouvir do texto: a voz, a cena, o gesto, o corpo, a performance: a escritura carrolliana precursora  

  • A leitura do leitor observador na contigüidade e na similaridade do texto ilustrado verbo-visual;
  • Morfologias da interação palavra e imagem: co-existência; interferência; co-referência (Kibédi-Varga);
  • Idades de leitura e suas performances: meta-relações da experiência interativa verbo-visual;
  • A comunicação da forma obra-texto infantil ilustrada em trabalho de adaptação e tradução de simulacros, nonsenses, trocadilhos, metonímias e metáforas (prosa e poesia);
  • A leitura da imagem verbal por meio da experimentação do texto artístico visual.

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Duração 
1 semestre
Turmas e Horários 

Início: 14 de setembro de 2017
Término: 30 de novembro de 2017
Dias da semana: quintas-feiras
Horário: das 19h às 22h

 

Local 

Campus Consolação - Unidade COGEAE


Rua da Consolação, 881
Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e  aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Aguarde informações
Áreas de conhecimento 
Investimento 
Investimento total do curso
  • 6 parcelas de R$ 188,70

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP