Governança e Ética nas Organizações da Sociedade Civil

Apresentação 

As Organizações da Sociedade Civil, em sua essência, devem ser as portadoras de uma mensagem de ética e transparência para a sociedade em geral e, especificamente, para o campo político onde atuam. São elas, junto com empresas e governos comprometidos com uma nova forma de organização social, baseada na solidariedade, na justiça e no atendimento aos interesses da coletividade, que deverão demonstrar, em si mesmas e nas relações que empreendem, que essa nova forma de organização e de práticas cotidianas internas e para com o seu público externo são possíveis desde que valores como a ética e a transparência estejam arraigadas em sua cultura.

Objetivo

Discutir a concepção da ética e da moral nas práticas organizacionais e, particularmente, como os pilares da Governança nas Organizações da Sociedade Civil podem e devem incorporar esses conceitos em suas estruturas. 

Público Alvo

Profissionais e Conselheiros envolvidos com a gestão das Organizações da Sociedade Civil formam o público alvo do curso.

Professor em Destaque

Waldir Aparecido Mafra

Profissional da área contábil/financeira com 35 anos de experiência (17 anos em indústrias e mercado financeiro/ 18 anos em OSCs); Gerente de Controladoria da Liga Solidária; Economista e Técnico Contábil; Especialista em Finanças Corporativas pela E E da  FGV – SP; Ex Diretor Abong Regional SP e membro Conselho Fiscal; Ex Docente FMU nas disciplinas de Planejamento Estratégico e Elaboração e desenvolvimento de Projetos Sociais; Membro do Comitê do 3.o Setor do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Membro do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor – NEATS/PUC-SP; Publicações em Co-autoria: Lideranças para a Democracia Participativa – Editora Ijuí – 2005 e Guia de Melhores Práticas de Governança para Associações e Fundações – IBGC – 2016; Mestrando em Administração pela PUC SP com foco em Governança Corporativa e o papel dos Conselhos nas OSCs. 

 

Corpo Docente 

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Luciano A. Prates Junqueira

PROFESSORES

Prof. Ms. Waldir Aparecido Mafra

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição 
  1. Inscrição:após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula:tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula:após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Vila Mariana

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 1/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

Não há devolução da taxa de inscrição.

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática 

Aulas expositivas, discussão em grupos, seminários, estudos de caso, vídeos, palestras; realização de pesquisas junto a organizações ou de dados secundários. Serão apresentados os conceitos teóricos da disciplina e exercícios para a interpretação e aplicação dos conhecimentos e técnicas adquiridas.

Temas

  • Apresentação dos objetivos do curso, do professor, alunos, plano de
  • aula e forma de avaliações. Alinhamento de expectativas.
  • Conceituação: Ética, Moral e as Organizações.
  • Cultura e Poder nas Organizações
  • Governança Corporativa e seus Pilares – Transparência e Equidade
  • Governança Corporativa e seus Pilares - Prestação de Contas e
  • Responsabilidade Corporativa
  • As OSCs e a coerência de seus discursos
  • O Papel dos Conselhos de Administração nas OSC
  • Palestra com conselheiro convidado: O Conselho na Prática
  • Seminários com alunos: Elaboração Código Ética funcionários
  • Seminários com alunos: Elaboração Código Ética Conselho
Duração 
30 horas
Turmas e Horários 

Início: 14 de setembro de 2017

Término: 30 de novembro de 2017

Dia da semana: quinta-feira

Horário: das 19h30 às 22h30

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

  • 6 parcelas de R$ 205,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP