Dinâmica de grupo: da teoria à prática

Apresentação 

Nas diversas organizações públicas e privadas, associações, terceiro setor, cooperativas etc., os grupos têm se tornado o grande foco de atenção nas atividades, em especial no que diz respeito aos processos de trabalho e às atividades de desenvolvimento de pessoas. Compreender a dinâmica de grupo e seus objetivos enquanto ciência e aprender a utilizá-la como ferramenta de conhecimento e de desenvolvimento de pessoas é primordial, pois a falta de um conhecimento mais profundo sobre a dinâmica grupal faz com que processos de mudança sejam mal conduzidos.

Desta forma, o conhecimento e aplicação adequada da dinâmica de grupo possibilitam atuação estratégica de desenvolvimento, mudança e até mesmo resolução de problemas dos grupos sejam eles grupos de trabalho, grupos de autoajuda, grupos terapêuticos ou outro tipo de grupo. O curso visa capacitar o profissional em Dinâmicas de Grupo, desenvolvendo conhecimentos e técnicas, a partir de conceitos e práticas, que possibilitem uma formação que o leve a atuar de maneira a integrar teoria e prática.

Objetivos

Utilizar dinâmicas de grupo como ferramenta de mediação em diversos contextos profissionais, compreendendo as principais teorias de grupos e atuando como facilitador, para atender a demandas específicas dentro da área de recursos humanos.

Público-Alvo

Este curso é direcionado aos alunos de diferentes cursos de graduação e profissionais que atuam nas áreas de Administração, Psicologia, Pedagogia e Ciências afins, gestores e profissionais de Recursos Humanos, bem como aos interessados em geral.

Professor em destaque

Maria Cristina Pinto Gattai

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia. Professora da PUC-SP e da Fundação Instituto de Administração da FEA/USP. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Psicologia. Proprietária da Gattai Treinamentos, consultoria em recursos humanos. Consultora associada do SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, tendo desenvolvimento e ministrado vários cursos para a grade aberta tanto presencial quanto em EAD. Tem experiência em análise institucional, treinamento e desenvolvimento de pessoas (com temas como liderança, competência, qualidade de vida no trabalho, dinâmica de grupo, comunicação assertiva, técnica de apresentação em público entre outros).

Corpo Docente 

Se você deseja obter informações sobre o professor, clique no seu nome para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Maria Cristina Pinto Gattai

PROFESSORES

Profa. Dra. Laura Marques Castelhano

Profa. Dra. Juliana Aparecida de Oliveira Camilo

Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz

Profa. Ms. Bianca Menezes Peixoto

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Campus Perdizes - COGEAE

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Estrutura Didática:

1. Grupos
1.1. O que é grupo
1.2. As três dimensões da dinâmica grupal: ideológica, fenomenológica e tecnológica
1.3. Conteúdo e Processo grupal
1.4. Tipos de grupos

2. Principais teorias de Grupos
2.1. Kur Lewin
2.2. Pichon Rivière
2.3. Robert Bales
2.4. W. Bion
2.5. W. Schutz

3. Teorias Aprendizagem
3.1. O conceito de Aprendizagem
3.2. Estilos de aprendizagem
3.3. Andragogia

4. O ciclo de aprendizagem vivencial (CAV)
4.1. o que é CAV
4.2. As cinco fases do CAV

5.3. Contextos de aplicação das dinâmicas de grupo
5.1. DG em processos seletivos
5.2. DG em treinamento e desenvolvimento
5.3. DG para diagnóstico

6. O que observar nos grupos
6.1. No nível cognitivo (tarefa)
6.2. No nível emocional
6.3. Papel desempenhado pelos membros do grupo

7. O papel do facilitador
7.1. Postura
7.2. Atributos
7.3. Como criar um clima de aprendizagem

8. Tipos de Dinâmica de Grupo
8.1. As diversas formas de classificação das DG.
8.2. Dinâmicas de grupo com foco na participação de PCDs
8.3. Dinâmicas de grupos para sensibilização

9. Planejamento de uma sessão de dinâmica de grupo
9.1. Diagnóstico de necessidades
9.2. Definição de objetivos
9.3. Fatores internos externos que afetam os grupos
9.4. Etapas e duração de uma sessão de dinâmica de grupo
9.5. Encerramento
9.6. Documentação e avaliação

10. Apresentação dos Trabalhos Finais
Alunos apresentarão propostas de intervenções com utilização de dinâmicas de grupos nos contextos organizacional, educação e saúde.

Duração 
40 horas
Turmas e Horários 

Turmas e Horários

Início: 28 de abril de 2018
Término: 30 de junho de 2018
Dia da semana: sábados
Horário: das 9h à 13h

Local 

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP
CEP: 05014-901

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

Matriculas até 22/12/17
Matrícula de R$ 288,83 + 5 mensalidades de R$ 288,83 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/12/17 até 22/01/18
Matrícula de R$ 288,83 +  5 mensalidades de R$ 288,83 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/01/17 até 22/02/18
Matrícula de R$ 346,60 + 4 mensalidades de R$ 346,60 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/17 até 22/03/18
Matrícula de R$ 433,25 + 3 mensalidades de R$ 433,25 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/17 até 22/04/18
Matrícula de R$ 577,67 + 2 mensalidades de R$ 577,67 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/17 até 22/05/18
Matrícula de R$ 866,50 + 1 mensalidade de R$ 866,50 (Junho)

Matriculas de 23/05/17 até 22/06/18
Matrícula de R$ 1.733,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP