Blender 3D: Cycles Render Engine

Apresentação 

O Curso de Extensão Blender 3D: Cycles Render Engine capacita profissionais para atuarem na criação e no desenvolvimento da renderização para imagens estáticas de animação e permite uma experiência de produção.

Nas aulas, abordam-se aspectos de tecnologia e processos de criação tridimensional no uso do renderizador Cycles do software Blender, que possibilita o trabalho de renderizações com algorítimos avançados de visualização, criando-se imagens de foto realismo - importantes componentes imagéticos em animações tridimensionais. Além disso, possibilita o uso de render em tempo real na visualização da 3D View, utilizando tecnologia via GPU (renderização com placa gráfica), que acelera o processamento do render.

Objetivo

Capacitar os interessados para atuação em desenvolvimento de imagens no âmbito da computação gráfica, com uso do renderizador Cycles do software Blender.

Público-Alvo

Alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Design Gráfico, Jogos Digitais, Desenho Industrial, Publicidade, Artes, Cinema, Produção Multimídia, Mídias Digitais, Arquitetura e cursos afins; demais profissionais interessados em incorporar conhecimentos em computação gráfica 3D, especialmente na utilização do software Blender com renderizador Cycles

Professor em Destaque

javascript:void(0)

Prof. Vinícius Cestari de Jesus Silva

Graduado em Produção Multimídia (2013) pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Computação Gráfica 3D (2016) no Centro Universitário SENAC. Atua em modelagem 3D e no desenvolvimento de personagens no jogo Second Life. Docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), nos Cursos de Extensão Blender 3D: Modelagem e Animação de Personagens e Blender 3D: Cycles Render Engine. Docente no Curso Digital Arts da REDZERO. Saiba mais

Corpo Docente 

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADOR

Prof. Ms. Fábio Luiz Livramento Barreto Musarra

PROFESSOR

Prof. Vinícius Cestari de Jesus Silva

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Consolação – Marquês de Paranaguá

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Temas

Noções Gerais de Computação Gráfica 3D

  • Fundamentos da Computação Gráfica 3D
  • Introdução ao Ambiente de Renderização
  • Node Editor

Configuração e Preparação para o Uso do Cycles

  • Shaders com Node editor
  • Texturas com Node editor
  • Utilização do Node Editor

Iluminação – Etapa 1

  • Luzes Básicas
  • Path Tracing
  • Objetos com Emissão de Luz

Iluminação – Etapa 2

  • Utilização de HDRI
  • Controle de Exposição

Iluminação – Etapa 3

  • Exercícios de Iluminação
  • Renderização Básica

Preparação de Cena

  • Orgranização de Objetos e suas Configurações
  • Renderização da Cena

Materiais - Etapa 1

  • Surface
  • Volume
  • Displacement
  • Transparência
  • Translicidez

Materiais– Etapa 2 

  • Glossy
  • Glass
  • Anisotropic
  • Shader Mix
  • Cabelo, Pelagem e Veludo

Materiais– Etapa 3

  • Criação de Materiais

Texturas - Etapa 1

  • Tópicos Avançados de Texturização com Cycles
  • Texturas Baseadas em Fotos
  • Texturas Procedurais
  • Normal Map
  • Displacement

Texturas - Etapa 2

  • Aplicação Prática para o Desenvolvimento de Texturas
  • Preparação e Abertura UV
  • Escultura de Objeto para Criação de Texturas Baseadas em Mapas Normais e Displacement

Texturas - Etapa 3

  • Texturas para Ambientes
  • Mapas de HDRi
  • Posicionamento

Texturas - Etapa 4

  • Criação de Cena Simples com Texturas
  • Métodos de Apresentação com Cycles

Desenvolvimento de Cena 3D

  • Adequação da Malha UV à Textura
  • Aplicação de Iluminação Interna
  • Métodos de Apresentação com Cycles 2

Desenvolvimento de Cena 3D Externa

  • Adequação da Malha UV à Textura
  • Aplicação de Iluminação Externa
Duração 
30 horas
Turmas e Horários 

Início: 14 de setembro de 2017
Término: 30 de novembro de 2017
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 19h às 23h

Local 

Campus Consolação - Marquês de Paranaguá

Rua Marquês de Paranaguá, 111
Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso

  • 6 parcelas de R$ 200,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP