Atelier de Clio – Oficinas de História

Apresentação 

 O Atelier de Clio – Oficinas de História é formado por atividades propostas pelo curso de especialização História, Sociedade e Cultura e tem por objetivo contribuir para o aprofundamento da relação ensino-pesquisa em diferentes momentos do processo de formação dos alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Sociais.

Será feito o uso de linguagens como música, cinema, literatura, artes plásticas, teatro e etc, nos mais variados documentos como fontes de pesquisa, refletindo e produzindo conhecimento histórico, através de olhares distintos, nas diversidades das linguagens e nas multiplicidades de seus códigos.
 

Público Alvo


As inscrições para as oficinas são abertas a alunos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e demais interessados.

 

Corpo Docente 

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Maria do Rosário Cunha Peixoto

VICE-COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Olga Brites

PROFESORES

Café, Ferrovias e Fazendas Históricas Paulistas
Profa. Dra. Arlete Assumpção Monteiro

A anatomia de um golpe: lutas e resistências dos trabalhadores brasileiros frente à plataforma social, econômica e cultural imposta pela ditadura militar no Brasil (1964-1985)
Profa. Dra. Danielle Franco da Rocha
Prof. Dr. Edimilsom Peres Castilho
Prof. Dr. Eribelto Peres Castilho

História Social da Cidade: trajetórias de luta e de organização popular da classe trabalhadora na periferia de São Paulo
Profa. Dra. Danielle Franco da Rocha
Prof. Dr. Edimilsom Peres Castilho
Prof. Dr. Eribelto Peres Castilho

Da Pesquisa ao Texto: a elaboração da redação no processo da pesquisa histórica
Profa. Ms. Cleonice Rosa do Nascimento Servo
Prof. Ms. Paulo Henrique Oliveira

A História Oral e a Pesquisa Histórica
Prof. Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes

O Cinema e a Interpretação da História
Prof. Dr. Mauro Luiz Peron

História das Sociedades Árabes (do ano 400 ao 2017)
Prof. Dr. Josias Abdalla Duarte

Memória, Cidade e Patrimônio Cultural
Prof.ª Dr.ª Tânia Soares da Silva

Inscrição 

PUC-SP - Campus Perdizes


Atendimento na COGEAE Unidade Consolação.
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo - SP - Cep: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira das 12h às 20h30 e Sábados das 8h às 12h30.
Central de Atendimento Telefônico: Segunda a sexta-feira das 9h às 19h e Sábados das 8h às 13h.

Inscrições para novos alunos - até dia 18/10

Faça sua inscrição

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

 

Estrutura Didática 

Carga horária
8 horas cada oficina

Café, Ferrovias e Fazendas Históricas Paulistas
A oficina oferece condições para que o participante entenda a importância da imigração européia como mão de obra para a expansão da economia cafeeira. Apresenta as “Fazendas Históricas Paulistas” e seus acervos culturais. Traz uma reflexão as relações economia cafeeira, ferrovias e patrimônio artístico cultural paulista.

A anatomia de um golpe: lutas e resistências dos trabalhadores brasileiros frente à plataforma social, econômica e cultural imposta pela ditadura militar no Brasil (1964-1985)
O curso pretende problematizar o sentido histórico-social da ditadura militar brasileira (1964-1985) em seu conjunto, numa perspectiva de totalidade em processo. Para tanto, serão abordados seus aspectos econômicos, sociais e culturais, bem como as lutas e resistências da classe trabalhadora e demais movimentos populares frente a esse processo.

História Social da Cidade: trajetórias de luta e de organização popular da classe trabalhadora na periferia de São Paulo
Visa contribuir para a formação e aperfeiçoamento de historiadores, educadores e outros profissionais, de modo a favorecer e complementar a diversidade de seus conhecimentos no campo da História Social da Cidade, bem como proporcionar-lhes um importante e necessário momento de reflexão sobre as trajetórias de luta, resistência e organização popular da classe trabalhadora por melhores condições de vida na periferia paulistana.

Da Pesquisa ao Texto: a elaboração da redação no processo da pesquisa histórica
Apresenta aos participantes da oficina subsídios, extraídos do campo da historiografia, que contribuam para que o pesquisador produza uma redação coesa e objetiva, apresentando o texto final de sua pesquisa com clareza, profundidade e com o devido rigor teórico-metodológico que a ciência histórica exige.

A História Oral e a Pesquisa Histórica
A oficina se propõe a problematizar a historicidade das fontes orais entre estudiosos e pesquisadores. Refletir sobre debate que ocorreu nos anos 80, momento da implantação desta fonte como necessária entre vários pesquisadores. A questão abrangente reflete sobre sujeitos históricos que não tiveram visibilidade na história, foram silenciados ou esquecidos.

O Cinema e a Interpretação da História
A oficina objetiva desenvolver uma indagação sobre o alcance do Cinema – em seus variados formatos – como uma forma de Conhecimento sobre a História, avaliando os tratamentos das narrativas cinematográficas sobre distintos momentos históricos, momentos que fundam reorientações sociais, políticas, em seus múltiplos tensionamentos.

História das Sociedades Árabes (do ano 400 ao 2017)
Oferece uma síntese das sociedades árabes entre os anos 400 e 2017. Apresentam-se as sociedades politeístas anteriores à pregação religiosa de Muhammad até as Revoluções políticas deflagradas nos últimos anos. Busca-se oferecer chaves de leitura e análises para a compreensão de sociedades relevantes para a história contemporânea.

Memória, Cidade e Patrimônio Cultural
O curso aproxima os alunos da História das Cidades, situando-a e relacionando-a com a construção dos lugares de memória, e discutir os temas, objetos e questões que dela derivam. O recorte de estudo privilegiado será a cidade de São Paulo, pensando-a em seu caráter multidisciplinar e multifacetado, sua historicidade e potencialidade para refletir acerca das questões que envolvem o patrimônio cultural.

Duração 
8 horas
Turmas e Horários 

Todas as oficinas acontecerão no dia 21 de outubro de 2017, das 8 às 17 horas, no Campus Perdizes.

Local 

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP
CEP: 05014-901

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento Total de Cada Oficina

  • R$ 80,00 

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP