Sobre a Pastoral Universitária

A Coordenadoria de Pastoral Universitária está a serviço da presença da Igreja na Pontifícia Universidade Católica. Trata-se de uma atividade decorrente da missão e identidade da própria Universidade Católica, "parte integrante e indispensável da vida e estrutura da instituição" (Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, Nº. 38).

Seu objetivo é auxiliar a comunidade universitária a articular de maneira adequada sua vida acadêmica, pessoal, social com a fé. Para isso anima, dinamiza e desperta a vivência da fé e a convivência fraterna entre os membros da comunidade universitária.

Ao mesmo tempo, do ponto de vista acadêmico, estimula uma reflexão que faça amadurecer as implicações da fé no modo de conhecer a realidade em todas as áreas de estudo. Contribui assim para recompor, no plano acadêmico-científico, a integralidade e a complexidade da experiência humana, superando uma falsa oposição entre a ciência e a fé, criada pelos que reduzem a fé a uma opção particular, sentimental e irracional.

Tudo isso se desenvolve num profundo diálogo a partir do patrimônio do Magistério da Igreja. Trata-se de um diálogo respeitoso com as outras identidades religiosas presentes no mundo universitário, pois seu objetivo não é o de alcançar uma uniformidade de pensamento, mas sim o diálogo e a busca da verdade, necessários para a realização da pessoa humana.

Para o cumprimento de sua missão, a Coordenadoria de Pastoral Universitária conta com o Serviço de Pastoral e com o Núcleo Fé e Cultura, um centro cultural cuja missão é incentivar o diálogo e a reflexão, a partir do Magistério da Igreja, no mundo acadêmico e cultural de São Paulo.

Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes
Prédio Bandeira de Melo - Sala 63
CEP: 05015-001 – São Paulo - SP

E-mail: pastoralpuc@pucsp.br
Telefones: (11) 3670-8557 e
11) 3670-8038

Oração para o fim do ano

Querido Deus,
Obrigado por esse ano que está terminando e pelo ano novo que logo se inicia;
Obrigado pelas incontáveis bençãos recebidas;
Obrigado por sua proteção constante sobre a minha vida e por tantos livramentos que me concedeste;
Obrigado por cada pessoa que o Senhor colocou no meu caminho para me ajudar e trazer mais amor ao meu coração;
Obrigado pela minha saúde que me permite fazer as atividades do dia a dia e principalmente me permite servir ao Senhor;
Obrigado por cada lágrima derramada e por sentir a sua presença e seu cuidado nos momentos de angústia e de dor;
Obrigado pela oportunidade de testemunhar o seu amor às pessoas do meu convívio;
Obrigado por cada porta que o Senhor abriu e também por todas que o Senhor fechou, pois entendo que tem coisas maravilhosas reservadas àqueles que te amam.
Obrigado por seu amor incondicional, por sua misericórdia, pela Salvação por meio de Jesus Cristo, pelo perdão dos meus pecados…
Obrigado Deus porque posso entregar minha vida em suas mãos e descansar, e assim começar mais um ano com a certeza de que meu coração se renova em sua presença e que tu estarás comigo em todos os dias da minha vida.
Amém.
(Márcia Rezende)

Eventos Atuais

Celebração do Centenário de Nossa Senhora de Fátima

img_programa_tidd.jpg

Missas - Pastoral Universitária e Capela da PUC

Introdução ao Cristianismo

Local: Pastoral Universitária
Horário: Toda quinta-feira das 12h às 12h45

Grupo de Reflexão Sobre o Pensamento do Papa Francisco

Para todas as pessoas interessadas em
conhecer o pensamento do Papa Francisco.
Participação Aberta.

Às Quartas-feiras das 11h30 às 12h00

Curso de Línguas Clássicas - GREGO

Aulas às Quartas-Feiras (Nível II) das 13h00 às 14h30

Saiba mais sobre o evento

Curso de Línguas Clássicas - LATIM (Noturno)

Aulas Sextas-Feiras (Nível II) das 18h30 às 19h30

Curso de Línguas Clássicas - LATIM

Aulas às Segundas-Feiras (Nível I) 13h00 às 14h30
Sextas-Feiras (Nível II) às, das 12h00 às 13h00

Saiba mais sobre o evento

Presença de Dom Carlos Lema Garcia no campus Monte Alegre.

A Pastoral Universitária da PUC-SP comunica a toda comunidade acadêmica que, a partir do mês de setembro, todas as quartas-feiras, das 18h às 20h, Dom Carlos Lema Garcia, bispo referencial do Vicariato para a Educação e a Universidade estará presente no Campus Monte Alegre, no Espaço de Convivência São Tomás de Aquino (antiga lojinha da PUC), para conversar, escutar, se aproximar e conhecer melhor as pessoas desta comunidade universitária. Ele se colocará à disposição dos estudantes, dos professores e dos funcionários que quiserem encontrá-lo para uma conversa fraterna.

Maiores informações com a Walkíria, na secretaria da Pastoral Universitária, sala 63, térreo Prédio Novo, telefone 3670-8557 ou pelo e-mail: pastoralpuc@pucsp.br

Veja o cartaz do Evento