Cultura e Lazer

TUCA (Teatro da Universidade Católica)

O TUCA completou 50 anos em 2015. É reconhecido como um marco cultural da cidade de São Paulo. Apresenta sempre uma programação diversificada, trazendo artistas consagrados de diversas regiões do país e oferendo espaço também para novos talentos e para formação do artista. Em seu palco já foram realizados grandes shows de Elis Regina, Chico Buarque, Toquinho, Tom e Vinicius e o início do movimento Tropicalista com Caetano Veloso.

Seu prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1998, dada a sua importância como espaço de resistência democrática, cultural e política, durante a ditadura militar.. Após sofrer dois incêndios em 1984 e ser reformado em 2003, preserva as marcas da história em suas paredes, revelando, em contraste com o tijolo aparente, partes do revestimento original. O teatro possui o Centro de Documentação e Memória, onde podemos ter acesso a inúmeros documentos, manifestos, fotos, cartazes e laudos da censura federal emitidos durante a ditadura.

Possui duas salas de espetáculo, o TUCA e o TUCARENA. Também comporta em suas instalações uma sala de ensaio e a Sala Paulo Freire, onde acontecem cursos, palestras, eventos institucionais e acadêmicos. Como espaço de teatro, tem recebido ótimos espetáculos, como: "A Alma Boa de Setsuan" com Denise Fraga, "Ensina-me a Viver" com Glória Menezes, "Adultérios" com Fábio Assunção, "Hamlet" com Thiago Lacerda e o infantil "Pedro e o Lobo" com Giulia Gam, "Tribos" com Antônio Fagundes, “Antes de Mais Nada”, com Fulvio Stefanini e Karen Rodrigues, “Através de Um Espelho”, com Gabriela Duarte e “Improvável” com os Barbixas.

Não deixe de conhecer o TUCA. Confira nossa programação no site http://www.teatrotuca.com.br/.

CUCA (Coral da Universidade Católica)

O grupo é formado na sua maioria por estudantes e ex-estudantes e está aberto para receber também professores e funcionários, além de membros da comunidade externa da universidade.

Nestes 40 anos de trabalho comunitário, desde 1973, sob a regência de seu fundador, regente Renato Teixeira Lopes, o CUCA já se apresentou em Festivais e Encontros de caráter nacional e internacional e tem como principal característica desenvolver um trabalho ligado à pesquisa artística e à divulgação da cultura musical, apresentando um repertório que abrange obras de diversos estilos e épocas.

O CUCA começou como uma atividade ligada aos centros acadêmicos, quando o país vivia uma ditadura militar e precisava escolher para quem cantar. Nesta época, significava para os estudantes uma forma de expressão num tempo de proibição das expressões políticas e culturais.

Hoje, o Coral está vinculado a PROCRC – Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias e possui 40 integrantes, todos voluntários. No CUCA, passaram pessoas em busca de uma oportunidade de socialização por meio da música, assim como outras tantas pessoas que descobriram sua musicalidade por meio do canto e continuaram se aperfeiçoando como cantores solos, instrumentistas e/ou optaram pela faculdade de música de outras universidades na formação de regência.
Maiores informações: www.pucsp.br/cuca.

Museu da Cultura

O Museu da Cultura, localizado no Prédio Sede, integra a Faculdade de Ciências Sociais e estabelece o diálogo com diversos saberes de dentro e de fora da Universidade. Articula atividades de pesquisa e extensão e aproxima-se do ensino por meio de monitorias, oficinas, estágios e iniciações científicas. Seu espaço, inaugurado em 1999, abriga uma pequena galeria de exposições e uma saleta de guarda de acervo composto por coleções de objetos indígenas e outros de interesse das ciências sociais, além de biblioteca e arquivo sobre cultura, arte, museologia e memória da Faculdade de Ciências Sociais.

O Museu da Cultura oferece exposições e mostras temporárias na sua galeria interna. Dispõe de um pátio que é utilizado por estudantes e pesquisadores para debates, estudos e pequenas reuniões. Nesse espaço também são organizadas, em parcerias com diversos setores da universidade, mesas redondas, palestras, exibições de filmes e vídeos, pequenas apresentações musicais, lançamentos de livros e revistas, performances, entre tantas outras atividades www.pucsp.br/museudacultura.

Localização: R. Monte Alegre 984, subsolo do Prédio Sede, acesso pelo corredor S-23
Contato: tel 36708559 / 36708331,
museudacultura@pucsp.br

 

Conecte-se à PUC-SP